CURSO DE FORMAÇÃO: CONHECIMENTOS SOCIOECONOMICOS E CULTURAIS IV


QUESÃO ENADE

 

                                                                                                                         

No mapa, registra-se uma prática exemplar para que as cidades se tornem sustentáveis de fato, favorecendo as trocas horizontais, ou seja, associando e conectando territórios entre si, evitando desperdícios no uso de energia.

 

Essa prática exemplar apoia-se, fundamentalmente, na

 


fragmentação de iniciativas institucionais.


hierarquização de autonomias locais.


centralização de decisões políticas.


atuação estratégica em rede.


unificação regional de impostos.

QUESTÃO ENADE

 

A Economia Solidária expressa formas de organização econômica – de produção, prestação de serviços, comercialização, finanças e consumo – baseadas no trabalho associado, na autogestão, na propriedade coletiva dos meios de produção, na cooperação e na solidariedade. São diversas atividades econômicas realizadas por organizações solidárias como cooperativas, associações, empresas recuperadas por trabalhadores em regime de autogestão, grupos solidários informais, fundos rotativos etc. Nos últimos anos, a Economia Solidária tem experimentado expansão no Brasil, em especial, dentre os segmentos populacionais mais vulneráveis.

Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2018 (adaptado).

 

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. O fomento de atividades econômicas orientadas pelos princípios da Economia Solidária deve ser objeto de atenção no âmbito da gestão pública e requer políticas voltadas para essa área de atuação.

 

                                                                              PORQUE

 

II. A destinação de recursos públicos para empreendimentos fundamentados na Economia Solidária viabiliza a inclusão de diversos segmentos sociais na economia e promove a valorização de práticas e saberes construídos coletivamente.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

 

 


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

QUESTÃO ENADE

 

Pegada ecológica é um indicador que estima a demanda ou a exigência humana sobre o meio ambiente, considerando-se o nível de atividade para atender ao padrão de consumo atual (com a tecnologia atual). É, de certa forma, uma maneira de medir o fluxo de ativos ambientais de que necessitamos para sustentar nosso padrão de consumo. Esse indicador é medido em hectare global, medida de área equivalente a 10 000 m². Na medida hectare global, são consideradas apenas as áreas produtivas do planeta. A biocapacidade do planeta, indicador que reflete a regeneração (natural) do meio ambiente, é medida também em hectare global. Uma razão entre pegada ecológica e biocapacidade do planeta igual a 1 indica que a exigência humana sobre os recursos do meio ambiente é resposta na sua totalidade pelo planeta, devido à capacidade natural de regeneração. Se for maior que 1, a razão indica que a demanda humana é superior

 

                                          

 

O aumento da razão entre pegada ecológica e biocapacidade representado no gráfico evidencia:

 


aumento gradual da capacidade natural de regeneração do planeta em relação às exigências humanas.


redução das áreas de plantio do planeta para valores inferiores a 10 000 m² devido ao    padrão atual de consumo de produtos agrícolas.

 


reposição dos recursos naturais pelo planeta em sua totalidade frente às exigências humanas.


incapacidade de regeneração natural do planeta ao longo do período 1961 – 2008.


tendência a desequilíbrio gradual e contínuo da sustentabilidade do planeta.

QUESTÃO

 

De acordo com, a Portaria nº 2446/2014, que redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), a promoção da mobilidade segura visa buscar avançar na articulação intersetorial e intrasetorial, envolvendo a vigilância em saúde, a atenção básica e as redes de urgência e emergência do território na produção do cuidado e na redução da morbimortalidade decorrente do trânsito.

(Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/prt2446_11_11_2014.html>)

 

Considerando o que diz a Portaria, faz parte da promoção da mobilidade segura um conjunto de ações integradas:

 

I Criação de uma disciplina no currículo das escolas sobre as normas de trânsito para que eles se preparem desde cedo para enfrentar este desafio.

II Envolvimento da sociedade, visando definir um planejamento integrado, parcerias, atribuições, responsabilidades e especificidades de cada setor para a promoção da mobilidade segura.

III Realização, por setor, de forma independente, de ações legislativas, econômicas, ambientais com base em informação qualificada e planejamento adequado.

IV Desenvolvimento integrado de diferentes propostas que garantam o trânsito seguro, a redução de morbimortalidade e a paz no trânsito.

V Orientação de ações integradas e intersetoriais nos territórios, incluindo saúde, educação, trânsito, fiscalização, ambiente e demais setores envolvidos.

 

A(s) afirmativa (s) correta(s) está(ão) contidas em:

 


II e V  apenas


II, IV, V apenas


IV e V apenas


II, III apenas 


I, II, III apenas

QUESTÃO ENADE

 

Legisladores do mundo se comprometem a alcançar os objetivos da Rio+20

 

Reunidos na cidade do Rio de Janeiro, 300 parlamentares de 85 países se comprometeram a ajudar seus governantes a alcançar os objetivos estabelecidos nas conferências Rio+20 e Rio 92, assim como a utilizar a legislação para promover um crescimento mais verde e socialmente inclusivo para todos.

Após três dias de encontros na Cúpula Mundial de Legisladores, promovida pela GLOBE International – uma rede internacional de parlamentares que discute ações legislativas em relação ao meio ambiente –, os participantes assinaram um protocolo que tem como objetivo sanar as falhas no processo da Rio 92.

Em discurso durante a sessão de encerramento do evento, o vice-presidente do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe afirmou: “Esta Cúpula de Legisladores mostrou claramente que, apesar dos acordos globais serem úteis, não precisamos esperar. Podemos agir e avançar agora, porque as escolhas feitas hoje nas áreas de infraestrutura, energia e tecnologia determinarão o futuro”.

Disponível em: .Acesso em: 22 jul. 2012 (adaptado).

 

O compromisso assumido pelos legisladores, explicitado no texto acima, é condizente com o fato de que:

 


os acordos internacionais relativos ao meio ambiente são autônomos, não exigindo de seus signatários a adoção de medidas internas de implementação para que sejam revestidos de exigibilidade pela comunidade internacional.


a mera assinatura de chefes de Estado em acordos internacionais não garante a implementação interna dos termos de tais acordos, sendo imprescindível, para isso, a efetiva participação do Poder Legislativo de cada país.


as metas estabelecidas na Conferência Rio 92 foram cumpridas devido à propositura de novas leis internas, incremento de verbas orçamentárias destinadas ao meio ambiente e monitoramento da implementação da agenda do Rio pelos respectivos governos signatários.


a atuação dos parlamentos dos países signatários de acordos internacionais restringe-se aos mandatos de seus respectivos governos, não havendo relação de causalidade entre o compromisso de participação legislativa e o alcance dos objetivos definidos em tais convenções.


a Lei de Mudança Climática aprovada recentemente no México não impacta o alcance de resultados dos compromissos assumidos por aquele país de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, de evitar o desmatamento e de se adaptar aos impactos das mudanças climáticas.

QUESTÃO ENADE

 

Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento. Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena.

TAVARES, E. M. F. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado).

 

Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.

 

                                                                      PORQUE

 

II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

QUESTÃO ENEM

 

A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. A ética supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política.

(CORDI et al. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2007) (adaptado).

 

O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade.

 

Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida como:

 


instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.


aceitação de valores universais implícitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculação à outras sociedades.


meio para resolver os conflitos sociais no cenário da globalização, pois a partir do entendimento do que é efetivamente a ética, a política internacional se realiza.


parâmetro para assegurar o exercício político primando pelos interesses e ação privada dos cidadãos.


mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da natureza do homem ser ético e virtuoso.

ACQF

 

A legislação mais moderna se refere à pessoa que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, como

 


pessoa portadora de necessidades especiais
pessoa portadora de deficiência
deficiente
pessoa com deficiência
excepcional

 

QUESTÃO (UEPB) (adaptada)

 

Saudosa maloca

Se o senhor não tá lembrado, dá licença de contar

Ali onde agora está este adifício arto

Era uma casa véia, um palacete assobradado

Foi aqui seu moço que eu, Mato Grosso e o Joca

Construimo nossa maloca

Mais um dia, nóis nem pode se alembrá

Veio os home com as ferramenta e o dono mandô derrubá

Peguemos todas nossas coisas e fumos pro meio da rua

Apreciá a demolição

Que tristeza que nóis sentia, cada tábua que caía

Doía no coração

Matogrosso quis gritar, mas por cima eu falei

Os home ta co’a razão, nóis arranja outro lugar

Só se conformemo quando o Joca falou

Deus dá o frio conforme o cobertor

E hojé nóis pega as paia nas grama do jardim

E pra esquecer nóis cantemos assim:

Saudosa maloca, maloca querida

Dim dim donde nóis passemo dias feliz da nossa vida.

Fonte: CD Reviver Adoniran Barbosa. Som Livre, 2002.

 

 A letra da música de Adoniran Barbosa nos faz refletir, corretamente, que:

 

I - A segregação residencial no espaço urbano, é consequência de um espaço/mercadoria cujos valores de uso e de troca definem as formas de apropriação e de luta pelo direito de morar na cidade.

II - Terras vazias à espera de valorização pela especulação imobiliária são uma das causas de a população de baixa renda não ter acesso à moradia digna.

III - Os favelados resistem a quaisquer tentativas de melhoria habitacional e impedem a implantação de equipamentos urbanos adequados e eficazes que melhorem sua qualidade de vida.

IV - A reforma urbana é um bem necessário, já que poucos têm acesso à infraestrutura e aos serviços públicos urbanos.

 

Estão corretas:

 


Apenas as proposições II e III
Apenas as proposições I e III
Apenas as proposições I, II e IV
Apenas as proposições I e II
As proposições I, II, III, e IV

QUESTÃO (UNESP)

 

As manchetes de jornal de junho de 2012 enfatizaram a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A Rio+20, como ficou conhecida, tinha o desafio de dar continuidade à conscientização global que teve início na Rio 92.

 

As diretrizes propostas por essas conferências têm por finalidade o desenvolvimento sustentável, o qual se refere a um modelo de:

 


desenvolvimento global que incorpore e priorize os aspectos do desenvolvimento econômico.    
desenvolvimento social e econômico que objetive a satisfação financeira e cultural da sociedade.   
desenvolvimento global que disponha dos recursos naturais para suprir as necessidades da geração atual.   
consumo que vise atender às necessidades das gerações presentes, sem comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras.   
consumo excessivo dos recursos naturais, com vistas à preservação, para as gerações futuras, das espécies animais em extinção.   
Páginas: 12345678910